OStreaming e os seus desafios: como falar de cultura pop e canais de streaming em diversas plataformas digitais

Foto de Nothing Ahead de Pexels

Variedade de conteúdos e distanciamento foram as maiores dificuldades

Com o propósito de falar sobre canais e plataformas de streaming aliadas à cultura pop, o grupo OStreaming desenvolveu diversos conteúdos relacionados a estas temáticas através de textos, resenhas, podcasts e threads explicativos. Focando em plataformas tanto de áudio quanto de vídeo, o grupo produziu conteúdos que viessem a conversar com pessoas que tivessem o mesmo interesse através de um espaço livre e descontraído.

Para os 5 integrantes do grupo, o objetivo era o de, a partir dos conteúdos publicados, alcançar pessoas em diferentes regiões do Brasil a fim de terem seus conteúdos compartilhados com o maior número de pessoas possível. Para que obtivessem êxito em seu trabalho, o OStreaming usou como estratégia principal, a utilização de um tom jovem para que assim, atraísse este público a partir da identificação com o que era publicado. Para além disso, se fizeram presentes em diversas mídias sociais, reforçando ainda mais, sua identidade jovial. O planejamento dos conteúdos publicados foi feito a partir de pesquisas sobre os assuntos que estavam em alta, reforçando, ainda mais, a vontade de se mostrarem como um grupo que está antenado aos assuntos da cultura pop e ao universo das plataformas de streaming.

Segundo os integrantes do OStreaming, foram alcançados diversos resultados no que diz respeito às redes sociais, ao site e ao conteúdo veiculado na plataforma de áudio do grupo. Com relação ao Instagram, o perfil possui 42 seguidores, totalizando 281 curtidas, somando todas as publicações. Essas publicações contam com 31 comentários e 58 compartilhamentos, totalizando 111 contas alcançadas. No que diz respeito ao site, o grupo totalizou 236 visualizações e 28 usuários. Os podcasts veiculados no Spotify tiveram um total de 14 reproduções.

Para além dos resultados, o grupo também nos conta que tiveram alguns desafios, sendo o maior deles a filtragem dos conteúdos para serem veiculados nas mídias, visto que foram assuntos do interesse de todos os integrantes. Outro desafio enfrentado foi em relação ao distanciamento social, afetando diretamente na produção do podcast visto que cada integrante do grupo estava em sua cidade de origem.

Apesar dos desafios enfrentados, o OStreaming destaca que os aprendizados foram muitos. O grupo nos conta que encararam este desafio como um trabalho, se comprometendo com a produção de conteúdo de forma integral e ágil obtendo um crescimento pessoal e profissional, pois compreenderam seus limites de produtividade e de disciplina no que diz respeito às publicações das mídias do grupo.

O OStreaming foi desenvolvido em conjunto pela equipe: Júlia Dalben, responsável pelo design de interfaces e Gabriel Andrade, pelo design de experiência. Letícia Silva atuando no planejamento e revisão, Maria Luiza Melo na mídia e Nauber Júnior responsável pela redação.

Você pode acessar o site, os perfis no Twitter e no Instagram e também o perfil no Spotify do OStreaming.

Matéria produzida pelas(os) acadêmicas(os) João Vitor Oleques, Lucas Batista, Maria Luiza Melo, Monique Guimarães e Yan Loroza

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo