Universitário na cozinha: resultados e um breve até logo

Foto de Cats Coming- de Pexels

 A gente não quer só comida…ultraprocessada!

Lançado no final de novembro de 2023, o website Universitário na Cozinha foi desenvolvido para o Componente Curricular de Produção para Web e Marketing Digital, para mostrar que pode ser fácil cozinhar e que existem outras opções além dos ultraprocessados, possibilitando uma alimentação mais saudável para todos. O site também conta com perfil no Instagram para ser sua rede de apoio e para divulgação.

A equipe responsável pelo site é composta por alunos(as) do curso de Comunicação Social – Publicidade Propaganda da Universidade Federal do Pampa e suas funções se dividem em: direção de arte por Maria Fernanda Corcetti de Souza, planejamento e redação por Mariana Rodrigues Tavares, mídia por Maísa Elis Pinto e layout do site por Bruno Savicki Castilhos.

O objetivo principal do site é facilitar o processo de melhoria na alimentação dos jovens universitários, proporcionando o acesso a receitas saudáveis. Para isso, conta com o apoio da professora Carla Pohl Sehn, do curso de Nutrição, da Unipampa campus Itaqui.

O site desejava alcançar uma marca, em números reais, de 120 alunos da Unipampa campus São Borja entre 18 e 24 anos, totalizando 45% do universo do público-alvo primário. Para isso, utilizou-se de conteúdos na rede social escolhida que fossem atrativos e gerassem identificação com os universitários, como falar sobre a rotina cansativa enfrentada por eles, enfatizando a necessidade de priorizar a alimentação saudável de forma prática. Pelo Instagram, falava sobre os conteúdos de maneira breve, indicando ao site. Buscava, também, ressaltar que a experiência na cozinha não precisava ser assustadora e caótica. Para alcançar a etapa de experiência compartilhada, incentivou aos seguidores que testassem as receitas, mandassem seus feedbacks e falassem nas redes sobre as receitas que fizeram ou tinham interesse em fazer. Além disso, houve a divulgação de um conteúdo informativo sobre o projeto no WhatsApp no dia 13 de dezembro de 2023 pelo grupo “Discentes Unipampa SB”. O grupo conta com 189 participantes interessados em saber mais sobre o campus, projetos e informações. Houve, também, a distribuição de sete cartazes pelo campus I da unidade São Borja da Unipampa, desejando aguçar a curiosidade do público-alvo.

Seus resultados foram de 287 contas alcançadas em seu Instagram. Também conseguiu a marca de 68 seguidores em seu perfil, com um total de 323 visitas. As interações foram divididas em 126 curtidas, 1 comentário e 29 compartilhamentos, totalizando 156 em 50 contas engajadas. A taxa de conversão geral do perfil na plataforma foi de 23,7%, considerando que, das 287 contas alcançadas, 68 seguiram. Em seu site, foram alcançados 105 utilizadores únicos, com um tempo médio de interação com a página de 40 segundos por utilizador, e 346 visualizações. A página home obteve maior desempenho, com 229 visualizações, seguida pela receita de macarrão a marguerita com 17 visualizações. Como não foi possível saber a idade e a exata localização de quem acessou o site, não se pode afirmar com certeza que o público-alvo foi atingido. No entanto, não foi possível atingir a meta pré-estabelecida. Na plataforma online foram atingidas 105 pessoas, sem distinção de idade e local, tendo sido esperados, 120 estudantes de 18 a 24 anos estudantes da Unipampa campus São Borja. Sobre as outras formas de divulgação utilizadas (WhatsApp e cartaz) não é possível determinar com firmeza se houve retorno nas ações desenvolvidas. No entanto, no dia da publicação feita no grupo de WhatsApp da Universidade, o site atingiu um pico de 27 utilizadores.

Em relação aos desafios enfrentados e aos aprendizados adquiridos, foi relatada a falta de engajamento pela comunidade acadêmica, o desinteresse dos jovens por uma alimentação saudável e o seu preconceito com as receitas do site, achando que não seriam acessíveis. Sobre os conhecimentos obtidos, foi expressado o contentamento em entender como funcionam as coisas por trás de um site, com as experiências técnicas, o aprimoramento de planejamento e a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido durante os semestres passados.

Ao final da entrevista, o grupo refletiu sobre o mercado da produção para web e do marketing digital e disse “com a poluição na internet, acaba ficando muito difícil de fixar na mente do consumidor ou ser a primeira escolha quando acessam o Google”.

Se ficou interessado(a) em desenvolver o lado saudável, acesse o site Universitário na Cozinha e acompanhe-o no Instagram.

Matéria produzida pelas(os) acadêmicas(os) Alice Karen Oliveira, George Tainã Martins Bartolomé e Julia Mielke Krejci.

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