
Atenção às novidades, tendências e estratégias para que os conteúdos alcancem engajamento
O projeto Descobrindo a Letra, apresentou uma nova perspectiva sobre o cenário da música através da produção de conteúdo no site e também nas suas redes sociais: Instagram e Twitter. Os assuntos abordados pelo grupo foram relacionados ao contexto atual no que diz respeito às diferentes formas de experimentar a música durante a pandemia.
Dessa forma, o grupo apresentou como objetivo principal do projeto, a divulgação de temas relacionados à música que são pouco explorados, para assim despertar ainda mais o interesse dos usuários que demonstram curiosidade para com o tema abordado nos quatro artigos que o Descobrindo a Letra apresentou, ao contar ainda, com as publicações e interações nas redes sociais.
Com relação aos resultados obtidos, a equipe relata: “Os resultados estão sendo positivos, principalmente em relação ao site”.
No que diz respeito às redes sociais, atualmente o Descobrindo a Letra conta, em seu perfil no Instagram, com 38 seguidores, 5 postagens e um parâmetro de curtidas que variam entre 9 a 16 reações. Com relação ao Twitter, as postagens seguem a mesma frequência da rede social vizinha, com 5 tweets. Para as mídias sociais foram pensadas estratégias transmídia, em uma comunicação multiplataforma, na busca de criar um relacionamento com o público nos seus diferentes pontos de contato, ao utilizar assim, de diferentes linguagens para cada plataforma. A exemplo disso, as playlists, criadas no Spotify, para ambientar o leitor-ouvinte, no que diz respeito aos artigos publicados no site.
Além de descobrir a letra, a equipe também experienciou uma jornada de desafios e aprendizados acerca desse universo musical. Títulos que chamam a atenção, fazer com que o público interaja e transite entre as plataformas e também a especificidades técnicas do site foram alguns dos desafios enfrentados pela equipe. Em contrapartida, o grupo teve como aprendizado algumas questões que ajudaram no desenvolvimento dos conteúdos, como por exemplo, títulos curtos e enigmáticos como estratégia para despertar a curiosidade no público.
Sobre as suas expectativas com base no mercado de produção para web e ações que envolvem o marketing digital, o grupo ainda reflete: “Com o tanto de informações rápidas e novas a cada minuto é muito difícil chamar a atenção do público e os prender. É necessário estar sempre ligado nas novidades, tendências e em estratégias para conteúdos que engajem e façam sucesso. Também é imprescindível análises quinzenais ou mensais dos conteúdos, dos públicos que acompanham, dos novos públicos e dos concorrentes para acompanhar as mudanças e, se necessário, adaptar o conteúdo para o que o público se atrai. Ademais, precisa-se utilizar e abusar das mídias sociais para que elas componham a produção para a web.”
O projeto Descobrindo a Letra foi ao ar no dia 10 de fevereiro de 2022 e mantém-se ativo até o final do semestre letivo do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e propaganda pela Universidade Federal do Pampa.
O projeto se encerra, deixando todo seu time orgulhoso. Conheça a equipe executora: Agnes, redação e conteúdo; Michelle, administração do domínio do site e revisão de texto; Thainizia, mídia e cronograma de postagens nas redes sociais; e, por fim, Yan como do designer do projeto.
Matéria produzida pelas(os) acadêmicas(os) Beatriz Peixinho, Flora Caroline, Gabriel Ricciardi, Letícia Silva e Michelle Ferreira.