Imagina.com: a experiência, os desafios e as perspectivas do fazer comunicação

Foto de Fauxels de Pexels

Experimentações em comunicação a partir do uso de ferramentas de produção para web e marketing digital

Com a intenção de apresentar a comunicação como uma experiência para os clientes, assim como vivenciar a experiência do fazer comunicação, o grupo Imagina.com, através do projeto de produção para web e marketing digital, investigou e publicou conteúdos voltados à criação de um espaço para refletir sobre a comunicação como experiência. Neste sentido, o grupo abordou as vivências de quem estuda e faz a comunicação, além da experiência que a própria comunicação pode proporcionar aos consumidores, através da pluralidade de sentidos.

Os membros explicam que o objetivo principal do desenvolvimento do projeto era alcançar estudantes da área da comunicação. Além disso, os objetivos surgiram da vontade de criar um espaço onde pudessem pensar a comunicação como experiência. No que diz respeito às metas e perspectivas, o grupo retoma que procurou desenvolver artigos que abordassem da melhor forma possível a comunicação e seus diferentes aspectos. Dessa maneira, puderam possibilitar que esse materiais atingissem um público que dispõe do mesmo interesse em questionar e ler sobre o assunto.

Todo o projeto e seus respectivos processos de produção foram desenvolvidos em conjunto pela equipe que é composta por cinco integrantes: Caroline Antonioli, responsável pela redação e revisão, Gabriel Ricciardi na área das mídias sociais, Jessica Martinez realizando UX (design de experiência), João Vítor Oleques atuando no planejamento e revisão e Marcos Lopes na parte do UI (design de interfaces).

A equipe idealizadora e executora do Imagina.com nos conta que obtiveram êxito em seus resultados, pois de acordo eles obtiveram interações via direct no Instagram, em sua maioria por estudantes de comunicação. Ademais, atualmente o perfil no Instagram conta com 33 seguidores e 65 curtidas. Já sobre o site, ele foi impulsionado de maneira orgânica, com isso o grupo obteve 447 visualizações no site e 72 usuários acessaram a plataforma. Um ponto chave é que o projeto se expandiu para o mundo, uma vez que no Brasil são 143 visualizações. No entanto, há também 11 visualizações nos Estados Unidos, 4 na Irlanda, 2 na Suécia e 1 em Portugal.

Para as mídias sociais, o grupo conta que foram pensadas estratégias que unissem os conteúdos do blog com a divulgação nos outros pontos de contato (Instagram e Facebook). Assim, o intuito deles foi atingir um público maior e também abrir espaço para o diálogo nesses espaços. Um exemplo disso é o caso do site, onde todas as postagens estão abertas à comentários, pensando sempre nessa aproximação com o público. Além disso, todo o conteúdo criado pelo Imagina.com, que vai desde a parte escrita até a inserção de imagens e vídeos no site. Isso pode ser visto, por exemplo, pelos avatares criados para representar os colaboradores do site – essa estratégia foi pensada como forma de trazer mais proximidade com o público.

No que diz respeito aos desafios enfrentados, o principal fator no Imagina.com foi de conseguir encontrar dados e referências atuais que contemplassem o objetivo principal do projeto (comunicação como experiência e a experiência da
comunicação), a partir de idéias pessoais e ao mesmo tempo coletivas. Isso se dá pelo fato dos processos terem sido construídos em conjunto. Ademais, um dos desafios foi conseguir conciliar o tempo para que todos os integrantes do grupo pudessem participar das criações visto que, para além da disciplina, os mesmos possuem outras ocupações.

Além disso, no que tange a criação e estruturação do domínio, foi um desafio conseguir adaptar as ideias do grupo na composição do template escolhido, além de inserir ferramentas de análises de performance. No entanto, apesar do desafio de unir todos os integrantes em momentos específicos, o Imagina.com percebeu que a forma como se organizou para estruturar e realizar todo o processo de criação e manutenção facilitou a finalização de todas as etapas.

Em relação às perspectivas do mercado de produção para web e do marketing digital, o imagina.com conseguiu elaborar conteúdos e utilizar de elementos que são tendências para o marketing digital em 2022. Um exemplo disso, são as experiências híbridas, utilizar de dados e referências para a elaboração dos artigos, explorar o metaverso na criação de avatares específicos de cada um dos integrantes, entre outros. Atualmente é de extrema importância estar inserido nesse mercado, porque o usuário está ainda mais conectado e por isso é preciso que os conteúdos digitais estejam alinhados com as temáticas atuais conversando, de forma mais clara, com o seu público.

Como ponto positivo foi destacado o fácil acesso a informações e ferramentas, cada vez mais acessíveis, que auxiliam o processo de criação de novos conteúdos. Todavia, como ponto negativo destaca-se o excesso de conteúdos sem
fundamentos e referências, que muitas vezes desviam a atenção dos conteúdos baseados em dados.

Para saber mais sobre o Imagina.com você pode acessar o site, a página no Facebook e o perfil no Instagram.

Matéria produzida pelas(os) acadêmicas(os) Arthur Chavasco, Marcos Lopes, Nauber Junior, Pedro Paulo e Willian Maciel.

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