Musiconteúdo: o cenário musical e os desafios da produção para web

Foto de Brett Sayles de Pexels

Alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa contam sobre a experiência da criação do site e da produção de conteúdo.

O projeto de Produção para Web e Marketing Digital, com foco na música, foi desenvolvido entre os meses de dezembro de 2021 e março de 2022, pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa.

Os envolvidos neste projeto foram Arthur Chavasco (Planejamento/Revisão), Flora Carvalho (Mídia), Letícia Mendes (Redação/Revisão), Monique Guimarães (Design de Interface) e Willian Maciel (Design de Experiência), alunos do sexto semestre.

Ao longo desse período, os discentes atuaram juntos na criação de um website e na produção de conteúdo relacionado com a música. No total, foram desenvolvidas quatro matérias, traçando discussões sobre a música, cenas de filmes ou séries, trilhas sonoras e a combinação entre o sonoro e o visual nos audiovisuais.

As análises realizadas pelo Musiconteúdo buscaram mostrar uma outra perspectiva sobre o que é consumido nos produtos audiovisuais. Foram observadas as combinações entre a trilha sonora, os elementos visuais presentes na cenografia e como eles constroem as narrativas dos audiovisuais.

Os conteúdos do site foram divulgados através do Instagram. Na rede social, o grupo buscou aumentar o alcance das matérias do site, e também, gerar interações com o blog. Todas as peças das redes sociais trouxeram uma identidade visual própria para o projeto e as postagens direcionam o leitor para o site.

Em formato de blog, o site traz um slider informativo para os leitores, com a apresentação dos conteúdos, desde os mais atuais até os mais antigos. Além disso, as postagens exibem o autor responsável pelo texto.

Os dados divulgados pelo grupo revelaram os números de consumo do Musiconteúdo. O projeto alcançou um total de 20 seguidores e 28 curtidas no Instagram. O site obteve 109 visualizações, de 26 usuários diferentes, sendo eles do
Brasil e Estados Unidos. 59% do público acessou os conteúdos através de desktop, 38% por dispositivos mobile, e os outros 3% através de tablets.

Desafios enfrentados por quem cria um site

No processo de criação e desenvolvimento do site, o grupo destaca que os seus principais obstáculos foram voltados para a parte técnica, principalmente na configuração do layout escolhido.

Outro desafio foi a adaptação da marca no rodapé e a personalização dos widgets, pois conforme o grupo, os elementos estavam em cores distintas, por isso, destoava da estética adotada para o site.

A visão acadêmica sobre o mundo digital

Na avaliação do grupo, o mercado de produção para web e marketing digital é de suma importância, tendo em consideração que é um mercado em expansão, em que as pessoas têm se feito mais presentes a cada ano que passa.
“De pontos positivos, nós concluímos a facilidade que há em relação a informações e plataformas para a criação de conteúdo. Como ponto negativo, temos conteúdos com falta de credibilidade e que tendem a se tornar desinformação, devido a falta de embasamento em dados, resultando em inúmeros tipos de prejuízos, como as famosas fake news”, destacam os alunos do Musiconteúdo.

Conheça mais sobre o Musiconteúdo. Para acessar as produções e análises do Musiconteúdo, clique aqui.
Para sugestões ou dúvidas, entre em contato com o email admusic@gmail.com ou no Instagram @musiconteudo_.

Matéria produzida pelas(os) acadêmicas(os) Agnes Marques, Antônio Kanaan, Caroline Antonioli e Gabriel Andrade.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo